Grandes Mulheres da História: Maqria Quitéria

19 de março de 2021
19 de março de 2021 Juliana

Grandes Mulheres da História: Maqria Quitéria

A mulher que fugiu do pai e enganou todo mundo ao se vestir de homem para lutar no exército. Parece história de desenho, mas estamos falando de uma brasileira: Maria Quitéria.

Natural de Cachoeira- Bahia, Maria Quitéria nasceu pelos anos de 1792 (algumas fontes datam seu nascimento em 1797), perdeu a mãe ainda na infância e assumiu os cuidados da família e da casa aos 09 anos. Futuramente, seu pai casou-se novamente.
Já mais moça, Quitéria montava, caçava, trabalhava na roça e ainda manejava armas. Óbvio que isso não era visto com bons olhos pelo pai e madrasta da jovem baiana.

Por volta de 1822, o Brasil ainda colônia de Portugal resolveu lutar para a sua Independência. Então, mensageiros de Dom Pedro I foram de porta em porta procurar homens para a luta armada. O pai de Quitéria explicou que não tinha filhos homens adultos para lutar e ele mesmo era muito velho. Ouvindo isso, Maria Quitéria pediu ao pai para lutar. Ele não deixou. Mas ela foi assim mesmo, escondida. Cortou o cabelo, vestiu-se de homem e com a ajuda da irmã e do cunhado, se apresentou ao exército como “Soldado Medeiros”. Lutou na infantaria.

O disfarce ia bem, até que seu pai descobriu e contou aos oficiais. Quitéria, no entanto, se recusou a voltar e com o apoio dos oficiais que conheciam sua disciplina e talento com as armas, não permitiram que ela voltasse. Foi transferida para o Batalhão de Caçadores do Príncipe Dom Pedro, conhecido como batalhão dos periquitos, devido ao uniforme verde nos punhos e na gola. Passou a lutar como Quitéria e sua indumentária recebeu um saiote. Chefiou um grupo de mulheres e pôs pra correr os portugueses. Sua bravura a tornou a nossa destemida heroína em primeiro-cadete. Ao fim da guerra, recebeu a ordem de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro.

Quitéria viveu outras tantas aventuras: se casou, teve filhos. Faleceu aos 61 anos sobrevivendo de seu salário. Em 1996, Maria Quitéria se tronou Patrona do Quadro Complementar de Oficias do Exército Brasileiro.

Maria Quitéria é uma das mulheres que nos inspiram e nomeia mais um nome da nossa coleção efeito gel. Você conhecia sua história?

, ,