Grandes Mulheres da História: Joana D´Arc

19 de março de 2021
19 de março de 2021 Juliana

Grandes Mulheres da História: Joana D´Arc

Filha de camponeses, iletrada e guiada pela voz de Deus para salvar a França, Joana D’arc foi de mulher herege a santa e padroeira da França.

Religiosa desde sempre, Joana D´arc nasceu no vilarejo de Domrémy, França, em 1412.
Afirmou ouvir a voz do Arcanjo Miguel, aos 13 anos, dando a ela algumas missões:
fazer o novo rei ser coroado, expulsar os invasores de Paris e região e tomar a França para os franceses.
Por volta de 1328, o rei francês faleceu sem deixar herdeiros. Então os ingleses, por terem relações familiares com a monarquia francesa, consideravam-se herdeiros legítimos. Assim, começou uma guerra pelo trono francês conhecida como a Guerra dos Cem Anos.

Joana D´arc tentou de muitas maneiras avisar sua missão. Conseguiu uma audiência no castelo de Chinon com o rei ainda não coroado, seus conselheiros reais e teólogos franceses.
Esses senhores certificaram a sua sinceridade e fé, entregando à jovem Joana uma espada e um estandarte com a inscrição: “Jesus-Maria”.
A partir desse momento, D´arc se junta a ordem dos cavaleiros e soldados com destino à batalha, lutando ao lado dos franceses e contra a dominação inglesa.
Gritando brados de coragem e se vestindo como um cavaleiro, Joana D´Arc, lutou e marchou até a coroação do rei Carlos 7º, conforme a sua profecia.
Infelizmente, Joana não concluiu toda a sua missão. Ela foi capturada e vendida para os ingleses. Presa como criminosa e feiticeira. Como uma mulher poderia lutar, vestida como homem? Como uma mulher poderia ouvir a voz de Deus para salvar a França?
Em seu julgamento, os homens sentenciaram que a guerreira tinha pacto com o diabo, sendo uma herege. Então aos 19 anos, no dia 30 de Maio de 1431, Joana D´arc foi queimada em praça pública.

Alguns anos após a sua morte e com o fim  da guerra (e vitória dos Franceses), o rei corado, juntamente com a igreja revistou o caso de Joana D´arc, a guerreira. Sua condenação foi anulada em 1456. E por volta de 1920, a donzela foi canonizada como Santa Joana D´arc, símbolo de resistência à invasão inglesa. Em 1922, é Santa Joana D´Arc a padroeira de toda a França.

As palavras e os ideais de uma mulher mudam o mundo. Joana D´arc Lutou pelo seu país, pela sua fé. E não poderia deixar de ser homenageada em nossa coleção Esmalte La Femme Efeito Gel, como uma das grandes mulheres da história.

, , ,