Grandes Mulheres da História: Madre Teresa

19 de março de 2021
19 de março de 2021 Juliana

Grandes Mulheres da História: Madre Teresa

Mais do que falar foi o fazer de Madre Teresa que fez dela uma grande mulher da História. Nascida em 27 de agosto de 1910, na Albânia. Seu verdadeiro nome era
Agnes Gonxha Bojaxhiu. O chamado para o noviciado chegou aos 18 anos e já nesse momento, Madre Teresa carregava o desejo do trabalho missionário na Índia.

Em Maio de 1931, Agnes faz sua profissão religiosa escolhendo o nome de Teresa, a escolha do nome tinha como inspiração Teresa de Jesus, uma humilde freira carmelita de Lisieux e de lá foi transferida para a cidade de Calcutá.

Em Calcutá, lecionou como professora em colégios, mas se impressionava com a situação de homens, mulheres, crianças e idosos cercados por doenças, miséria e fome. Teresa se reuniu com outras feiras e juntas criaram a congregação das Missionárias da Caridade.. Saiu pelas ruas de Calcutá em missão. Começou com um pequeno grupo de crianças e em dez dias, as Missionárias da Caridade já atendiam 50 crianças da região. Ao longo dos anos, seu trabalho humanitário se espalharia por toda a Índia e por consequência, pelo mundo.
No ano de 1979, Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz, por sua vida dedicada à caridade.

Faleceu em 5 de setembro de 1997, já com a saúde bem debilitada. Sua despedida comoveu milhares de pessoas de todo o mundo por dias.

Beatificada, seu legado fez com que surgisse o Dia Mundial das Nações, em 2003. E no dia 4 de setembro de 2016, o papa Francisco a canonizou como mais uma santa, por um milagre de cura extraordinária a um brasileiro.