Grandes Mulheres da História: Tarsila do Amaral

19 de março de 2021
19 de março de 2021 Juliana

Grandes Mulheres da História: Tarsila do Amaral

A artista brasileira que figura entre os nomes mais conhecidos e aclamados no mundo em arte moderna. Foi uma das exposições mais vistas no MASP e em outros museus pelo mundo.

Nascida em Capivari, no interior de São Paulo, em 1886, a vida de Tarsila sempre foi regada à arte.
Devido a condição financeira abastada, ela e os sete irmãos tiveram o privilégio de estudar nas melhores escolas paulistas e na Espanha. Casou-se com noivo da adolescência com quem teve uma filha, Dulce.
O primeiro marido nunca aceitou o fato de Tarsila ser quem ela era: uma artista. Ele exigia recato, beleza e uma mulher domesticada, não uma pintora e desenhista. Tarsila não aceitou e saiu de casa com a filha ainda bebê, voltando para o interior. A separação era ilegal naquela época e Tarsila só conseguiu anular seu casamento, anos depois

Por volta de 1918, conheceu Anita Malfatti. outra grande artista brasileira, ficaram muito amigas. Em 1920, estudou as tendências de arte moderna na Europa Tão logo retornou ao Brasil, Tarsila e outros artistas já se movimentaram e em 1922 começava a Semana de Arte Moderna, algo que influenciou tudo: arte, literatura, música e etc, até hoje.

Sua obra é dividida em três fases: sua vida interiorana, a fase antropofágica – devorar a cultura européia que não se aplicava às condições brasileiras e criar algo genuinamente nacional e por fim, a fase social, trazendo questões sociais como desigualdade, proletariado e outras opressões. Vamos citar obras: A Caipirinha, Abapuru e Operários.

Tarsila do Amaral foi ativa na 1° e 2° Bienal de Arte em 1951, tendo uma retrospectiva sua no MAM (Museu de Arte Moderna), e foi tema principal na Bienal de 1963.

Ao longo de sua vida teve amores e desamores. Perdeu suas poses, se reinventou. Teve grande altos e baixos, mas sua obra é uma referência nacional e internacional no que se fala em arte até hoje.

Faleceu em 17 de janeiro de 1973 aos 83 anos, em decorrência à complicações de uma cirurgia nas costas.

É mais um dos nomes homenageados na nossa coleção Efeito Gel.

O que você achou mais interessante na vida de Tarsila do Amaral?